Project
[ENG]
Mural in Motion (2023.11110.PEX) pilots an interdisciplinary approach to mid-20th century murals, a neglected, vulnerable, and little understood part of modern art heritage. The project tests digital and public humanities tools to document, digitally preserve, study, exhibit, and foster a discussion in the public arena on the societal value and preservation needs of this type of heritage.
A corpus of six fresco mural sets created in Porto by Simão César Dordio Gomes (1890-1976) between 1944 and 1960 will be the project’s object of research in art history, heritage conservation and virtualisation, animation, digital and analogic curatorship, audience engagement, and contemporary art practice. The project will conduct a critical examination of digital curatorial strategies in a testbench exhibition combining digital and material exhibits to assess the epistemological implications, societal impact and sustainability of technomediation for the purposes of academic study and public dissemination of artistic heritage.
[POR]
Mural in Motion (2023.11110.PEX) propõe uma nova abordagem interdisciplinar à pintura mural de meados do século XX, uma parcela negligenciada, vulnerável e mal conhecida do patrimônio artístico moderno. O projeto testará ferramentas digitais e das humanidades públicas para a documentacão, preservação, estudo e exposição deste património, visando dinamizar a discussão pública acerca do seu valor societal e necessidades de preservação.
O objeto de estudo do projecto é um corpus de seis conjuntos murais a fresco criados por Simão César Dordio Gomes (1890-1976) na cidade do Porto entre 1944 e 1960, que serão abordados da perspectiva da história da arte, a virtualização e conservação do património, a curadoria digital e analógica, a animação, o envolvimento de públicos e a prática artística contemporânea. A partir de uma análise crítica de estratégias curatoriais digitais, o projeto criará uma exposição piloto que articulará objetos materiais e dispositivos digitais com o propósito de avaliar as implicações epistemológicas, o impacto societal e a sustentabilidade da tecnomediação para fins de estudo acadêmico e divulgação pública do património artístico.
Funding
49.980,04 € (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.)
Host institution
- Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa (IHA – NOVA FCSH)
Participating institutions
- Universidad de Málaga (UMA)
- Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP)
- Universidade Católica Portuguesa no Porto (UCP)
- Leeds Arts University (LAU)
- Reial Acadèmia Catalana de Belles Arts de Sant Jordi (RACBA)
- Universidade Lusófona